1. Notícias

    Portugueses ajudam a desenvolver janela inteligente para reabilitação
    Climawin2901g
    29-01-2014

    A Universidade do Minho, juntamente com um consórcio de fabricantes e fornecedores de janelas e sistemas de ventilação europeus, desenvolveu uma janela inteligente para a reabilitação que reduz em 20% a utilização de energia nos edifícios. A solução resulta do projecto europeu Climawin, que beneficiou do financiamento da União Europeia, e deverá chegar ao mercado em finais deste ano.

    Estas janelas têm como base a recuperação de calor e destinam-se à reabilitação de edifícios residenciais e comerciais. Para o Verão, a solução apresenta a função de arrefecimento automático, permitindo a redução do recurso a sistemas de ar condicionado ou outros.

    A janela pré-aquece o ar de ventilação de entrada, alimentado por células solares e é regulada de forma automática a partir de sensores nas divisões. As janelas dispõem ainda de elevado isolamento térmico, aberturas reguláveis para entrada controlada de ar, um quadro de duas camadas de vidros, filtros de ar, sistema electrónico integrado e comunicações sem fio entre os sensores da divisão e das janelas.

    Para além da Universidade do Minho, são também parceiros neste projecto instituições de três outros países: Solearth Arquitetura em Dublin, Irlanda, Rauh Fenesterbau em Sassendorf, Alemanha, e Chifre Vinduer em Lunderskov, Dinamarca, com R&D do Instituto Fraunhofer, Universidade de Aalborg, na Dinamarca. O financiamento total foi de 1,4 milhões de euros.

    “As janelas são uma enorme fonte de perda de calor num edifício. A nossa inovação é, efectivamente, um sistema de ventilação de recuperação de calor. Os resultados dos testes demonstram que um edifício equipado com janelas Climawin irá melhorar o seu desempenho energético entre 18 a 24%”, explica o representante do projecto Brian O’Brien, da Solarearth Ecological Architecture.

    Quando for colocado no mercado, em finais do ano, a solução estará disponível em madeira, alumínio e versão aluclad. O seu fabrico terá origem na Dinamarca e Alemanha.

    http://www.edificioseenergia.pt/pt/noticia/portuguesesdesenvolvem987janelainteligente

  1. Destaques

    1. 10-06-2016
      Aviso
    2. 04-09-2014
      Pv_1
      http://www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/ministro-da-presidencia-e-dos-assuntos-parlamentares/documentos-oficiais/20140904-cm-comunicado.aspx

      “Este é o momento de perspectivarmos o futuro em conjunto – o...

Powered by: TextoVirtual.com